segunda-feira, 11 de julho de 2011

Liberdade

Peguei uma entrevista com jim morrison. um dos maiores cabeças dos anos 70 e líder da banda The Doors. acho que tudo que ele fala sintetiza oque eu já sabia mas não conseguia colocar em palavras. Aí vai, é minha tradução.


Lizzie James:

Eu acho que os fans do the doors te veem como um salvador, o líder que vai liberta-los, o que você acha disso? é um fardo pesado, não?


Jim Morrison:
É um absurdo. Como eu posso libertar alguém que não tem os culhões de enfrentar sozinho e declarar a própria liberdade? eu acho que é uma mentira--pessoas afirmam que querem ser livres toda hora--- todo mundo insiste que liberdade é o bem mais almejado por todos, a coisa mais sagrada e preciosa que um homem pode possuir. Mas isso é mentira! As pessoas ficam apavoradas ao serem libertadas, elas se prendem aos seus grilhões, e lutam contra qualquer um que tente quebrar essas correntes. É a sua segurança...Como elas podem esperar que eu ou qualquer um as liberte se elas não querem ser livres?

Lizzie: Por que você acha que as pessoas tem medo da liberdade?

Jim:
Eu acho que as pessoas resistem a liberdade porque elas tem medo do desconhecido. Mas é irônico.. Esse desconhecido uma vez ja foi muito bem conhecido. É onde nossas almas pertencem... A única solução é enfrentar isso--- enfrentar a si mesmo --- com o maior medo imaginável. Se expor ao seu maior medo. Após isso, o medo já não tem mais poder sobre você, e o medo da liberdade é destruído e desaparece. Você se torna livre.

Lizzie: Qual é o seu significado para "liberdade"?

Jim:  Há diferentes tipos de liberdade -- há muita confusão... o mais importante tipo de liberdade é aquele que te deixa ser o que você realmente é. Você troca sua realidade por um papel. Você troca seus sentidos por um ato. Você desiste da sua habilidade de sentir e em troca, coloca uma máscara. Não poderá haver nenhum revolução em larga escala até haver uma revolução pessoal. Tem que acontecer por dentro primeiro.

Você pode tirar a liberdade política de um homem que não vai afetá-lo -- a não ser que você tire sua liberdade de conseguir sentir. Isso pode destruí-lo

Lizzie: Mas como alguém tem o poder de tirar a liberdade de sentir de alguém?

Jim:  Algumas pessoas desistem da sua liberdade de bom grado. Mas outros são forçados a isso. O Aprisionamento começa com o nascimento. Sociedade, pais, eles se recusam a  permitir que você continue com a liberdade com a qual você nasceu. Há muitos modos de punir uma pessoa que ousa sentir. Você ve que todo mundo ao seu redor teve destruído seu verdadeiro poder de sentir. Você apenas imita o que você vê.

Lizzie:  Você está dizendo que nós, mesmo, somos trazidos a tona para defender e perpetuar uma sociedade que proíbe as pessoas da liberdade de sentir?

Jim: Sim ... professores, lideres religiosos, até mesmo amigos, ou então chamados amigos, assumem onde os seus pais pararam. eles demandam que nós apenas sentimos o que eles esperam que nós sentiremos. Nós somos como atores-abandonados nesse mundo para pensar na busca de um fantasma.. acabando procurando por uma metade-esquecida de uma sobram da nossa realidade perdida. Quando outros querem que nós viremos a pessoa que eles querem que nós sejamos, eles destroem quem nós realmente somos. É um tipo de homicídio subconsciente. Os pais mais amados e outros cometem esse assassinato com sorriso em seus rostos.

Lizzie: Você acha que é possível para uma pessoa sozinha consiga se libertar dessas forças repressivas por conta própria?

Jim:  Esse tipo de liberdade não pode ser concedido. Ninguém pode ganhar pra você. Tens que fazer por conta própria. Se você pedir para alguém fazer isso para você, você ainda está dependendo dos outros. E ainda estará vulnerável as forças repressivas externas.

Lizzie:  Mas não é possível que as pessoas que queiram liberdade se juntem -- que combinem sua força, talvez apenas fortalecer um ao outro? deve ser possível.

Jim: Amigos podem se ajudar. Um verdadeiro amigo é alguém que deixa você ser quem você é e deixa você sentir. ou não sentir. O que quer que aconteça que você sinta no momento esta ok para eles. e é isso que o verdadeiro amor remete --- deixar uma pessoa ser o que ela realmente é .. A maioria das pessoas amam o que você pretende ser.. para manter o amor, você continua pretendendo, atuando. Você tem que amar sua pretensão  É verdade, nós somos chaveados a uma imagem. uma cena. E a coisa mais triste é, que as pessoas se acostumam a própria imagem. Elas crescem grudadas as próprias máscaras. Elas amam suas correntes. Elas esquecem quem realmente são. E se tentares lembrar elas disso, elas te odiarão por isso. Elas se sentirão como se você estivesse tentando roubar o bem mais precioso delas.

Lizzie:
É triste -- é irônico. Não podem eles ver que você tenta mostrar o caminho para a liberdade?

Jim:  A maioria das pessoas não tem ideia do que estão perdendo. Nossa sociedade coloca uma importância suprema em controle. Escondendo o que você sente. Nossa cultura zomba de "culturas primitivas" e tem orgulho em suprimir instintos naturais e impulsos.

Lizze: Em algumas das suas poesias, você admira e venera as pessoas primitivas, índios por exemplo. Você quer dizer que não são as poses humanas em geral mas nossa sociedade em particular que está falha e destruida?

Jim:  Veja como outras culturas vivem. Em paz, em harmonia com a terra, a floresta, animais. Eles não constroem maquinas de guerra e investem milhões de dólares atacando outros países cujos politicas e ideias não estão de acordo com a nossa.

Lizze:  Vivemos numa sociedade doentia.

Jim: É verdade .. e uma parte da doença não está sendo exposta de que estamos doentes dela. Nossa sociedade tem muito para segurar, e valores -- liberdade está no final da lista.

Lizze:  Mas não há nada que um artista possa fazer? Se você não se sentisse você, como um artista, poderia assimilar alguma coisa, como conseguiria seguir em frente?

Jim:  Eu ofereço imagens, eu conjuro memórias de liberdade que podem ainda ser alcançadas, como The Doors, certo? mas nós podemos apenas abrir as portas, nós não podemos arrastar as pessoas para dentro. Eu não posso libertar a não ser se as pessoas quiserem ser libertadas, mais do que qualquer coisa. Talvez pessoas primitivas tenham menos porcaria para abdicar, uma pessoa tem que ter a vontade de abdicar tudo, não apenas bens materiais, todas as besteiras ensinadas, toda a lavagem cerebral da sociedade. Você tem que abdicar tudo isso para ir para o outro lado. A maioria das pessoas não está apta a fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário